O nosso primeiro curso…

O grupo Serra do Silício já havia realizado um dia de palestras sobre métodos ágeis e agora aconteceu o primeiro curso do nosso grupo.

image

A ideia surgiu de algumas conversas que aconteciam nas reuniões, alguns sempre falavam como o Javascript evoluiu muito nos últimos tempos. Em uma dessas conversas o Leonam e o Lázaro comentaram que conheciam o Suissa (Jean Carlo Nascimento), atualmente, maior nome em Javascript no Brasil, e na hora surgiu a ideia de viabilizar um curso de Javascript em Nova Friburgo.

O contato foi feito, aceito, e assim estava marcado a realização do curso: Be MEAN Construindo aplicações somente em Javascript”.

O curso começou na sexta-feira. Primeiramente o Leonam montou e apresentou uma pequena introdução aos conceitos básicos do conteúdo abordado no curso.

Logo em seguida, nos apresentou o “figura” do Suissa (Jean Carlo Nascimento) que já causa um impacto logo no primeiro contato. Um cara um pouco diferente do antigo estereótipo de programador, mas que acaba combinando com o MongoDB e Node.js, que também representam uma quebra de paradigma em relação a métodos antigos de desenvolvimento.

O conteúdo abordado no primeiro dia foi sobre Banco de dados, nos apresentou o MongoDB. Suissa sempre demonstrando bastante atenção aos alunos, sempre perguntava se todos tinham conseguido fazer o que ele havia ensinado, quando alguém estava com dúvidas era só chamar que ele ia até a mesa do aluno e resolvia a dúvida. Foi um bom começo.

No sábado o ritmo foi acelerado, foi a vez do Back-end com Node.js, Suissa despejando muito conteúdo com seu vocabulário “peculiar” (assista a algum video dele para entender). Algumas vezes ficava um pouco difícil de conseguir acompanhar tudo perfeitamente, muitos conceitos novos causam um pouco de confusão e cada um possui um ritmo diferente de absorver conteúdo. Mas no final foi um grande dia de curso. Pra finalizar o dia com um momento mais descontraído apresentou a seguinte performance: http://www.youtube.com/watch?v=uUHaxSpyeyw&feature=youtu.be

image

Domingo foi o dia do Front-end com AngularJS. O ritmo diminuiu um pouco, afinal de contas ninguém é de ferro, até quem está acostumado com a rua Augusta pode ficar um pouco cansado. Apesar do cansaço e do tempo que não foi suficiente para a quantidade de conteúdo, parece que todos conseguiram entender o funcionamento do AngularJS.

Inicialmente o curso duraria 16 horas (acabou sendo um pouco mais e precisávamos de mais ainda). Houveram alguns pequenos problemas na organização do tempo. Sabemos que em poucas horas não é possível aprender uma nova tecnologia, principalmente quando é algo muito novo e diferente do habitual, mas serviu como uma grande iniciação e principalmente, serviu para nos mostrar que não é muito difícil ficar atualizado com as mais novas tecnologias, basta força de vontade.

Parabéns a todos que participaram e ajudaram.

Espero que aconteçam muitos cursos, mas precisamos da união de todos.

Então, você que está lendo este post e ainda não frequenta as reuniões, venha participar! O grupo é de todos os profissionais da área.  Até a próxima reunião…

Um abraço, Anderson Brantes.